24 out
0
Comentários

Aromaterapia

Óleos essenciais

Óleos essenciais

Massagem aromatica

Massagem aromatica


 


Óleos essenciais são substancias aromáticas extraídas das folhas, flores, raízer e caules que podem ser usados com fins terapeuticos em variadas situações. A Aromaterapia é uma solução totalmente natural para quem almeja bem estar físico, estético e emocional. É preciso fazer dos óleos essenciais (e não as essências, que são aromas sintéticos)  aliados no dia a dia.


Os principais que podemos ter em casa são: Alecrim, Ylang Ulang, Lavanda, Tea Tree e Hortelã Pimenta.


 


Cada óleo tem uma função especial, escolha qual de acordo com seu momento.


 


Alecrim - ajuda nos casos de queda de pressão repentina, melhora esgotamento mental, tanto em crianças quanto em adultos.


Para o esgotamento mental, segere-se o uso de 25 gotas de óleo diretamente em um aromatizador elétrico. Também em massagem, usar 6 gotas em uma colher de sopa de óleo vegetal.


 


Ylang Ylang -  a "flor das flores", cuja árvore é conhecida como "árvore dos perfumes" é excelente para casos de hipertensão pois regula o fluxo de adrenalina e relaxa o sistema nervoso. Ylang Ylang também intensifica o crescimento dos cabelos. Basta colocar 6 gotinhas em uma colher de sopa de xampu e utilizar na lavagem.


 


Lavanda - um dos óleos mais conhecidos na Aromaterapia, ele ajuda quem tem insônia e mulheres com tensão pré-menstrual. Este óleo também pode ser usado em casos de queimaduras, alergias e picadas de inseto. Pode ser usado puro, diretamente na pele. Basta pingar uma gotinha sobre o local atingido (queimadura de qualquer tipo) e o alívio será imediato. A lavanda acalma, relaxa e melhora a qualidade do sono.


 


Tea Tree - é um poderoso antiséptico que pode ser usado sobre cortes e casos de infecção, inclusive bochechos. Também pode ser usado puro sobre a pele, para casos de fungos na unha ou acne. Para quem sofre com Cistite, pode fazer um banho de assento, basta misturar cinco gotas em 1 litro de água.


 


Hortelã Pimenta - Pode ser utilizada para problemas respiratórios como bronquite, sinusite, resfriados, congestão nasal e pulmonar e muco. Nestes casos, basta usar de 20 a 25 gotas do óleo no aromatizador elétrico para ajudar a melhorar os sintomas. “Também é eficaz em caso de dores musculares e enxaquecas”, completa. Para aliviar a enxaqueca, colocar uma ou duas gotas do óleo em um lenço de papel e inalar. Outra sugestão é colocar sobre as têmporas uma mistura de duas gotas de óleo essencial de Hortelã Pimenta misturado a uma colher de café de creme neutro ou de gel de aloe vera. Para dores musculares, a indicação é fazer um escalda pés ou massagear com seis gotas do óleo misturado a uma colher de sopa de gel, creme ou óleo vegetal..


 


Os óleos também podem e devem ser usados para massagem:


 


Óleo de amêndoas -  o produto a base de amêndoa doce é uma opção para toda hora, pois amacia e hidrata a pele.


 


Óleo de Semente de Uva – também ótima opção para tratar a pele, porque é um poderoso hidratante.


 


 


Óleo de eucalipto – auxilia no alívio de problemas respiratórios e trazem sensação de bem-estar.


 


 


 

 


 


 


 


Compartilhar
Share Share Share

Não há comentários nesta sessão.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados